Ela é essencial

24 fevereiro 2014

Foto: Divulgação
Há, praticamente, dois meses terminei de ler a segunda edição de "O Essencial", livro da Costanza Pascolato, o maior ícone feminino da moda brasileira. O exemplar é bem claro e objetivo, inclusive, serve tanto para quem não entende de estilo e para quem se considera a próxima Anna Wintour

O bom humor de Costanza equilibra alguns "tapas na cara" que aparecem ao longo do livro, são várias frases, não só de sua autoria, e pitacos que a escritora insere para tentar mostrar aos seus leitores o caminho certo para a essência do estilo.

"Não copie uma pessoa ideal, copie você mesma." -LISPECTOR, Clarice.

As dicas podem até parecer básicas para quem já está acostumado com moda e etc, mas a questão é: você, Chanel wanna be, ainda lembra do básico? Será que, com todo esse acúmulo de informação que revistas, blogs e demais mídias passam, você não deixou de lado o tradicional e partiu, sem querer voltar, para o ultra moderno? 

Antes de mais nada:
Primeiro, interprete esse "tradicional" corretamente, não estamos falando de tendências aberrações de anos atrás, mas sim de peças essenciais. Na verdade, não só peças, um comportamento, um estilo. Segundo, o ultra moderno é válido, claro, mas fica melhor ainda quando encaixado com o tradicional. Se você duvida disso, leia o livro. Costanza, nessa segunda edição, adiciona páginas sobre como conciliar esses dois polos da moda. 

"Só os tolos não julgam pelas aparências." -WILDE, Oscar.

Não, "O Essencial" não fala só sobre moda. Esse livro vai além disso, para mim, por exemplo, ajudou a descobrir um pouco mais sobre meu eu. Mudou minha percepção sobre estilo e, também, sobre algumas atitudes minhas. Aliás, antes de mais nada, é bom lembrar: estilo não é só moda. 

O caminho, por fim, é tomado por quem quer. Alguns acharão bizarro. Muitos vão concordar, pois, independente da sua opinião, a direção do livro é a descrição do modo de pensar da sociedade. É claro, você pode achar que o seu rumo é outro, pode mesmo, mas, ao ler o livro, leve um pouco de Costanza Pascolato com você. Ela será seu essencial.

"...estilo não define apenas a roupa que você escolheu vestir, mas a maneira como escolheu se comportar." -PASCOLATO, Costanza. Foi editora-chefe da revista Claudia e Claudia Moda, colunista da Folha de São Paulo e, atualmente, escreve para a Vogue Brasil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário