Ternos, blazers, smokings, tuxedos: não deixe de usar

19 março 2014

Foto: Estelle Pigault - LookBook
Nos últimos eventos e premiações, diversas celebridades femininas apareceram com ternos e suas variações. Jornais, sites e revistas destacaram o uso da peça. A Vogue, por exemplo, escolheu os looks da Madonna, Angelina Jolie e Scarlett Johansson como os melhores do red carpet. 

Antes de mais nada, é bom lembrar
Marlene Dietrich, atriz e cantora alemã, foi uma das grandes divas hollywoodianas a popularizar o smoking, a calça, a gravata e a cartola/chapéu. Suas roupas foram reconhecidas no filme "Marrocos" (1930) de Josef von Sternberg, em que ela interpretava uma cantora de boate que se apresentava em um navio com destino ao país homônimo ao filme. A atriz quebrou um grande tabu para a época ao vestir roupas masculinas, mas, é claro, sempre sendo super feminina. 
Obs: ela também ficou conhecida pelo cigarro na piteira, pelo cabelo e pentedo, sobrancelhas e estolas de pele.

Marlene Dietrich em uma de suas fotos mais simbólicas
Foto: Miss Owl
Mesmo 84 anos depois, o estilo andrógeno sofisticado ainda é pouco aproveitado. Simples, elegante, barato e sempre uma peça coringa, ele deveria estar no guarda-roupa de muitas mulheres, mas não está. O por quê parece difícil de ser encontrado, estamos no século XXI e, teoricamente, a mentalidade das pessoas mudou... Mas não, não é verdade. A mulher ainda tem medo de usar a peça, sabemos que não há nada demais, porém crescemos vendo apenas homens usando, por isso, temos tal receio. Ah, aqui fica mais uma teoria: apenas mulheres importantes podem usar, as poderosas e empresárias. Então use, be a business woman

Como diria Costanza Pascolato: "... estilo não define apenas a roupa que você escolheu vestir, mas a maneira como escolheu se comportar.". Os ternos, realmente, fazem diferença. Não use apenas para aquela entrevista de emprego ou para momentos especiais, faça exatamente o contrário: use sempre que puder. 

Foto: Meng I - LookBook
Adpte-o a outras peças, aquelas que você usa no dia a dia. Eles continuarão a mostrar pontos positivos como delicadeza, responsabilidade, seriedade e elegância. Além disso, você pode usar em qualquer estação, como eu disse: o terno é um coringa.

Os diversos tipos da peça podem ser encontrados em, praticamente, qualquer loja e por um preço ótimo (R$20 à R$200, nas de departamento). É fácil, não existe desculpa, é só querer usar. 

Abaixo você confere os looks das famosas que citei no primeiro parágrafo:

Madonna usou Ralph Lauren no Red Carpet e apresentação do Grammy 2014.
Foto: Minas Trend
Angelina Jolie usou Saint Laurent, criador do terno para mulheres, no Red Carpet do BAFTA 2014.
Foto: Joe Alvarez

Scarlett Johansson usou Michael Kors na premiére de Capitão America 2 - O Soldado Invernal
Foto: Portal Famosos BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário