Entrevista: ICARIUS DE MENEZES

15 abril 2014

Caroline Trentine e Querelle Jansen para a Lancetti. Stylist: Alice Gentilucci. Diretor criativo: Icarius De Menezes.
Foto: V
incent Peters AW 2004/05 ad campaign. 
Hoje (15), nós duas tivemos uma super oportunidade de assistir à palestra do Icarius De Menezes, estilista curitibano radicado na Itália. Além disso, gravamos uma entrevista, na qual ele fala sobre como foi o início de sua carreira, o trabalho em grandes marcas e também sobre a moda brasileira.

Com uma trajetória internacional de quinze anos, o estilista foi diretor criativo da Diesel por cinco e, agora, comanda um site totalmente diferente do que eu e você já vimos. O "Icarius Project" tem como objetivo criar um acesso extra à moda masculina, funciona como uma revista/loja e, além disso, mostra em cada pílula de postagem o DNA de Icarius.

Andy Walter para "The First Anniversary: ISSUE 6".
Foto: Icarius
Para vocês terem ideia, o estilista realizou o primeiro desfile de uma marca brasileira em Paris, ao lado da coleção do Alexandre Herchcovitch. Porém, Icarius não segue as mesmas regras que seus colegas, para ele, o calendário não é tão importante, mas sim a conexão de seu trabalho com a arte. 

Icarius também falou coisas importantíssimas para quem gostaria de entrar no mundo da moda, lembrou que ela não é só glamour, que não pode ser gratuita, ou seja, que ela precisa do marketing; também disse que as portas para entrar nesse mundo são blindadas e que, por estarmos em uma era de tanta tecnologia, a facilidade de acesso que temos a tudo pode ser até muito fácil, por isso, há tanta gente desejando fazer parte disso.

Enquanto falava sobre o diretor criativo Giovanni Bianco, o estilista disse uma frase que chamou bastante atenção: 
"Quem trabalha imagem, vai além da língua." 

A entrevista foi gravada com o meu iPhone e quem realizou as perguntas foi a nossa colaboradora Nicole Gulin.

Bom, mas não foi só sobre isso que Icarius falou, na verdade, o estilista veio mostrar outro projeto dele que já está na segunda edição: o "The Fashion Traveller". Uma imersão no que há de mais puro da moda, o projeto acontece em Milão, na Itália, dura três semanas e tem como objetivo mostrar como diversas áreas da moda são construídas. Ah, e, além disso, você tem a oportunidade de conhecer pessoas incríveis (editores, modelos, stylists...). Para saber mais sobre o projeto é só clicar aqui, lembrando que só vale para quem é de Curitiba.

A palestra aconteceu pela manhã, na Universidade Positivo, e era voltada, principalmente, aos estudantes de Design de Moda. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário