Unravel: qual pode ser o destino das suas roupas?

23 maio 2015

Foto: Divulgação
Vencedor de premiações como Brief Encounters Short Film Festival, RiverRun International Film Festival e Women’s Independent Film Festival, o documentário Unravel mostra para onde vão as roupas que as pessoas do Ocidente estragam, cansam de usar ou deixam de doar.

As filmagens aconteceram em Kutch, distrito de Panipat, cidade que fica ao norte da Índia, que, aliás, pode ser o maior polo de reciclagem têxtil do mundo. O local recebe mais de 100 mil toneladas de roupas por ano, em seguida, essas peças são distribuídas para centenas de indústrias que ficam no distrito e, então, entram no processo de reciclagem. 

Grande parte do trabalho é feito manualmente e por mulheres, que cortam as peças, retiram botões e zíperes, além das fibras que estão no tecido. A próxima fase é feita por máquinas e homens, eles transformam as roupas ignoradas em cobertores cinza, que são distribuídos para milhares de pessoas carentes ao redor do mundo. Ah, as crianças também "colaboram" nas duas etapas. 

O doc, dirigido por Meghna Gupta, não mostra aquela questão de "trabalho escravo", na verdade, nem sei se é essa a situação (justamente porque não é comentado no vídeo, er). Enfim, a diretora soube abordar um outro lado do consumismo, sem criar um super drama. Acredito que ficou bem mais divertido, até porque o filme não "aponta dedo" para ninguém, mas expõe uma realidade, além da curiosidade das pessoas que trabalham lá. 

Até o momento, o vídeo só tem legendas em inglês... Mas, se você tiver um curso baseado em séries e músicas, vai conseguir entender sem problemas. Clique aqui para assistir


Nenhum comentário:

Postar um comentário